sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

retiro...


De volta do retiro(« não é retiro, é um curso espiritual)....
Lá estávamos nós em Fátima, na paz...na boa...e pah chego a casa e isso acaba, foi só dar a maquina de fotografias á Mary que ela tratou de me apagar tudo o que lá tinha, e quando me vê a passar-me ainda me diz: «deixa lá...». Ainda segurei na dezena que tenho no bolso e acho que foi isso que me impediu de pensar em mil e uma maneiras de infernizar a vida á miúda e o Pedro que perante tudo ria-se.
Começo a contar até dez...e a chavala entra no quarto e diz: « só para te pedir desculpa, deixa lá...amo-te».
E pronto respiro da forma que a Sofia nos ensinou...dou-lhe um beijito na testa e passa!
Voltando ao assunto, entre missas, conferências, orações entre as refeições, silêncio nos corredores e outras tantas coisas, a malta conseguiu divertir-se. E pensar que o principal motivo de muita gente era fugir ao estágio, acabamos por nos afastar um pouco da vida do exterior, a que estamos acostumadas, mas não conseguimos fugir de nós próprias.
Vou tentar resumir a experiência.

Momentos que mexeram connosco:

Ver umas freiras com uma marca na testa
As orações antes da refeição
A missa de quinta á noite
A segunda parte do jogo do fcp no café( hi hi...isto foi o nosso «sair á noite».
A via sacra
As conferências...
A entrega das dezenas

Momentos inesquecíveis:


7 gajas enfiadas numa casa de banho, 5 a fumar, uma a mijar, e a outra a ver tudo.

Quando eu e a chimpas fomos apanhadas no corredor

A pancada que dei na cama, no quarto da chimpas.

A chimpas a descair-se fortemente na casa de banho, a abrir a porta e a rir-se para mim.

A Leta a ser apanhada pela prof a espreitar.

Quando se ouviu o telefone, eu a chimpas e a Gabi na casa de banho e oupa a Gabi não tem mais nada manda o cigarro pela janela e vai atender o telefone( gaja não se pode fumar em lado nenhum mto menos deixar vestígios...)

Quando a chimpas bateu com a cabeça em qualquer sitio, e ia cair da retrete.

Estava a malta a beber uma bejeca quando a prof veio dar o «avisinho», e a Leta manda-lhe o bafo(coitada da mulher).

Quando a Leta e a Sofia desapareceram do mapa, batemos á porta do quarto( que por acaso era o meu tb e ninguém abria), eu a chimpas e a Gabi fomos procura-las por todo o sitio, tivemos na cantina e resistimos á tentação de roubar os pães e a manteiga, fomos á capela( estava completamente escuro), e na volta encontramos um padre e demos um grito, e ao mesmo tempo dissemos: «AI JESUS». Alertamos montes de gente, tentamos ligar para o quarto, e depois de 40 min, elas simplesmente abrem a porta como se nada fosse.

Na missa a malta toda acaba de cantar a não ser a Sofia que continua, nisto a Gabi segue-a e quando reparam que afinal já acabou diz a Gabi:«fodeste-me outra vez»
O meu conselho: FALA BAIXO.LOL

Como a Sá estava sem voz cada vez que ela falava a malta dizia: «o quê? Fala mais alto» , « falaste?» ou « manda msg k assim ninguém se entende»( pah sabes que a malta não perdoa).
Quando a lisa se sentiu mal( não teve piada), e ppl se juntou todo a porta.
conselho: para a próxima diz que andaste a beber ou te meteste na droga que assim é menos o trabalho de desmentir os rumores...(k tristeza)...

Saber que a Maria Inês andava a ouvir atrás da porta, e a disfarçar...
A dr helena apanhar a Gabi no corredor, a Gabi ignora-la e ter de voltar atrás, depois do aviso ainda dar a desculpa: «deixei o telemóvel no outro quarto»,ir ao quarto avisar a malta que já não podia sair mais, voltar para perto da Lena e da prof Dani..
Entretanto...a chimpas estava a espreitar para o corredor, mas levou com a porta na cara, ainda fingiu que está cheia de sono, põe a tola para fora e pergunta: «o quê que se passa aqui?», uma das profs avisa que a hora do recolher já passou, e ela para se enterrar diz: « mas eu estava aqui..dentro...mas o meu telemóvel ficou no outro quarto». A Gabi continuava a espera da chimpas porque ela é que tinha a chaves do quarto e por isso ficou a beira das profs no corredor, do nada a Maria Inês sai do quarto, e dá de caras com aquele trio, como não sabia o que dizer, sai-se com esta:«diga professora?», a prof disse que o melhor era ela descansar porque já andava a ouvir vozes. Como se não se tivesse enterrado o suficiente ainda fez o favor de acrescentar: « sabe, é que eu estou a espera de uma pessoa.(falta é saber de quem),mas tudo isto fez com que a Leninha e a Gabi se partissem a rir...
Quando chegam ao quarto delas reparam que não têm tabaco, toca a voltar para o nosso quarto, mas como não podiam ligaram...euzinha feita otária pego num pacote de bolachas vazio(assim se fosse apanhada dizia que ia levar comidinha ás meninas) meto lá o tabaco e siga pelo corredor, a controlar-me ao máximo para não me rir, de uma ponta a Leta a ver e a rir-se pela forma como eu andava.
Quando ia voltar para o meu quarto vejo ao fundo do corredor a Sofia, não é que a gaja pensou que eu era a prof Leninha e desatou a correr de forma estúpida? pimba mais meia hora para nos rirmos. Depois a tentar voltar, ouve-se grande estrondo, escondi-me no meio do corredor a comecei a pensar: « se a prof sai do quarto para ver o que se passa, vai ver a minha sombra e nem o pacote de bolachas me safa.». e pronto com coragem lá segui para o quarto.

( como não podia deixar de ser eu também fui protagonista de muita porcaria, mas também o blog é meu e não vou dizer..hi hi)


Frases:

Sá Pinto: a Leta é um animal
Catarina: não porque não tem asas.
(fonix gaja...atina)

Padre: «agora vcs não querem alianças, querem é aquelas gaitas para por no umbigo.»
«(...)E eu a pensar: queres ver que o gajo me vem chatear os cornos?»
«(...) e ele disse-me:« Sr padre quero cagar!-( isso é linguagem?)»
«E vcs vão tomar café com o GAJO...(...)».
«agora vcs têm a mania de fazer amor na relva»
Sofia: metem o dedo uma a outra então...
Chimpas: o que é isso? Meter o dedo? Nunca ouvi( repete 6 vezes).
(fonix gaja queres que te faça um desenho ou queres que exemplifique?)

«tens papel vegetal?»
Algumas das coisas que soubemos:

A prof Leninha é casada com um tal de engenheiro Raul.
Foi o nosso Padre que os casou.
Nas missas dadas pelo padre há lá um tal de Toni que desafina demais(tanta informação).
Toda a gente que sabe que outra está com uma infecção urinária diz sempre: « ah isso cura-se a beber muita água»( não te cansou Ana?).
o Padre para além de ouvir mal tem a mania que toda a gente vê mal ao longe ou de lado e não adianta dizerem o contrário.
A Picas está sempre a lavar os dentes
Conselhos para o próximo retiro:

Repitam duas vezes a sopinha.
Levem bolachas e outras coisas para a noite.
Sempre que forem apanhadas inventem outras desculpas sem ser sempre a do telemóvel no outro quarto.( essa já não cola e depois elas mandam a boca dos teles com pernas..)
Fumem na casa de banho e deixem a janela aberta toda a noite.
Escolham outro quarto para fazer a festa sem ser o vosso.
Levem uma lanterna, se quiserem correr o risco de andar pelos corredores
Decorem os números de telefone do quarto do pessoal para não ligarem á madre superior(lol), nem para o quarto das profs.
Não olhem para o padre quando ele estiver a cantar, e se ele imitar o deficiente, tentem abstrair-se ao máximo.
O portão á noite está aberto para o caso de quererem fugir não façam como eu e a chimpas que fomos lá para fora para ver se conseguíamos sair, e a prof Helena viu-nos e ficou a espera que voltássemos.
Só há cafés abertos á noite do outro lado do santuário, não percam tempo nas outras ruas, porque a Lena depois fica ao frio.(coitada).
tentem não chegar atrasadas a cada encontro se não quiserem toda a atenção para a vossa chegada.
não se sentem nos cantos nem muito atrás é da meneira que o padre vos manda logo para a frente.
E NÃO PERGUNTEM PELA TELEVISÃO ÁS FREIRAS.


Aconteceu muita coisa...e eu agora não lembro de tudo...mas foi uma grande experiência até porque surpreendemos os profs pela positiva porque afinal sabemos estar nos lugares(bullshit).
Como não podemos fazer barulho, tudo é motivo para rir...contudo houve um grande respeito. Acredito que voltamos diferentes, e ao mesmo tempo as mesmas. Deu para rir, para chorar, para conviver com outras pessoas, partilhar crenças, também trabalhamos em grupo para preparar a via sacra e para falarmos de alguns assuntos, não temos muito tempo para passear, ir ao café ou dormir, mas sempre que houve uma pausa foi aproveitada ao máximo.

Por agora(enquanto não me lembro de mais)...despeço-me...e não se esqueçam QUE DEUS É AMOR, o «hp», não chega numa relação,nós fazemos comunidade e Jesus é belo

3 comentários:

Anónimo disse...

lolol sem duvida o mlh curso de espiritualidade de smp! :D bom...axo k n th mt a ACRESCENTAR, poix já fizeste o relatório td (agr do estagio é k é complicado!), so th pena de os kuartos n terem mais isolamento lol! ****gostei mt do convivio e sem duvida que agr sou 1 pessoa mlh, graças a vcs!****

Anónimo disse...

o "retiro" ou melhor dizendo, o "curso espiritual" deixou-me sem palavras... foi bom descobrir segredos...foi bom cantar...rezar...e conviver...lol...a nossa vida nc será a mma...agr sabemos mais q antes e cd vez estamos todas mais unidas...deus é mm amor e todas juntas fazemos comunidade...pensem nisto sempre...os bons momentos nc são esquecidos...eu nc esquecerei estes 3 dias...nc eskecerei todas as peripecias...essas já referidas pela nitas, e ag só quero viver mais e mais... todas somos especiais à nossa maneira e todas podemos fazer d tudo mais incrivel. sei q o meu discurso parece sentimental demais mas admito q c as palhaçadas consegui ver c mais certeza o qt gosto d todas vocês...nitas...nc acabes c este blog...:p inês picarote

Anónimo disse...

sem duvida q tb tinha d deixar aki o meu comentario... sem duvida nenhuma q, durante aqueles tres dias, fiquei c a certeza d q, voces gajas, sao as maiores.. so tenho pena d n me ter relacionado c voces mais cedo.. adorei a experiencia e so penso em voltar a repetir.. so espero ter vos surpreendido pela positiva da mm forma q voces me surpreenderam..
agora so pa ti, nokinhas, adoro te e espero q saibas q podes contar cmg pa td.. beijinhos grandes da tua amiga gabi